Download e-book for iPad: Terra do Pecado by José Saramago

By José Saramago

Terra do Pecado foi o primeiro romance publicado por José Saramago, em 1947, pela Editorial Minerva, ano em que nasceu sua filha, Violante. Com a publicação de Levantado do chão, em 1980, Saramago ganha notoriedade e, na década de 1990, seu primeiro romance, que havia sido esquecido e rejeitado, volta a figurar entre suas grandes publicações do ultimate do século passado, conquistando seu devido espaço.

Em entrevista ao jornal lisboeta O Independente, em 17 de maio de 1991, dizia o escritor sobre este seu primeiro romance:

"Escrevi o meu primeiro livro aos 25 anos, em 1947. Chamava-se a "Viúva". Foi publicado pela Minerva, mas o editor achou que "A Viúva" não period um título comercial e sugeriu que se chamasse "Terra do Pecado". Pobre de mim, queria period ver o livro editado e assim saiu. De pecados sabia muito pouco e, embora a história comporte alguma actividade pecaminosa, não eram coisas vividas, eram coisas que resultavam mais das leituras feitas do que duma experiência própria. Não o incluo na minha bibliografia, apesar de os meus amigos insistirem que não é tão mau como ecu teimo em dizer. Mas como o título não foi meu e detesto aquele título... Acho que é por isso que resisto a aceitá-lo. Um dia, quem sabe se não reconhecerei a paternidade uma vez que há por aí exemplares. Ainda outro dia encontrei um, numa dessas bancas em segunda mão, e paguei por ele oito contos. Com desconto, porque o homem reconheceu-me e abateu-me quinhentos escudos. Um preço completamente disparatado e exorbitante."

Show description

Read or Download Terra do Pecado PDF

Similar fiction books

Bret Easton Ellis's The Rules of Attraction PDF

Set at a small, prosperous liberal-arts collage in New England on the peak of the Reagan 80s, the principles of allure is a startlingly humorous, kaleidoscopic novel approximately 3 scholars without plans for the future--or even the present--who turn into entangled in a curious romantic triangle. Bret Easton Ellis trains his incisive gaze at the little ones at self-consciously bohemian Camden collage and treats their sexual posturings and agonies with a mix of acrid hilarity and compassion whereas exposing the ethical vacuum on the heart in their lives.

Robert Musil's Five Women (Verba Mundi) PDF

The Austrian Robert Musil (1880-1942), a critical determine within the modernist stream, is understood essentially for his magnum opus, the fellow with out characteristics. yet right here, in those 5 tales tales as the most important to the knowledge of the fellow with no traits (and Musil's sizeable literary impression and value) as Joyce's Dubliners is to Ulysses, he monitors one other face, person who is by way of flip extravagant, sensual, mystical, and autobiographical.

Read e-book online Tall, Dark, and Deadly 3 Book Box Set PDF

The Walker Brothers…

Tall, darkish, and lethal, those 3 brothers run Walker defense. every one brother is exclusive in his equipment and abilities, yet all percentage key similarities. they're keen about these they love, relentless whilst struggling with for a reason they think in, and all think that no case is just too demanding, no possibility too darkish. commitment is what they carry, effects are their present.

Read e-book online The Box Garden PDF

Charleen, a divorced lady attending her widowed mother's moment marriage ceremony, makes startling discoveries approximately different kin attending the reunion and achieves a brand new realizing of herself and her personal lifestyles.

Extra resources for Terra do Pecado

Sample text

Pensava de novo em Viegas, que a convencera a dar aquele passo. Fora um sacrifício para si, mas falara! E a pobrezinha lá estava em cima, sabe Deus como! A este pensamento, não pôde impedir-se de se levantar e de subir a escada a correr para ver a ama. Riscou um fósforo e acendeu a vela metida na palmatória; olhou para dentro do quarto. Maria Leonor dormia ainda. Aquela noite foi a primeira, depois de muitas noites pavorosas, em que Maria Leonor dormiu sossegadamente, num sono só, sem pesadelos, sem aquelas horríveis cruzes que lhe caíam inexoráveis sobre a cabeça, como destinos que se cumprissem.

No caminho Maria Leonor virou-se diversas vezes para a ver. Lá estava, presa ao muro, atirando para o campo um riso mudo e sem lábios, indiferente ao sol que lhe entrava pelas órbitas, alumiando o interior do crânio vazio. Quando chegou à quinta, subiu ao quarto e lá ficou até ao fim do dia, pensativa, sentada no mesmo lugar onde passara os dias de convalescença. Quase à noite, desceu e foi à cozinha. Diante da larga mesa as criadas preparavam a ceia. Joana, à chaminé, vigiava as panelas. Ao verem entrar a ama, interromperam o trabalho.

O irmão, silenciosamente, deu-lhe as costas e puxou a linha. Sentou-se na borda do barco e começou a enrolar entre as palmas das mãos uma bolinha de pão para novo isco. As pontas dos ramos dos salgueiros, mergulhadas na água, moviam-se alternadamente para cima e para baixo, ao sabor da aragem. Um guarda-rios, de asas azuis, passou, quase rasando a água com o peito. Dionísio pôs de parte a linha e o pão e tirou do bolso um canivete. Debruçou-se sobre a popa da caçadeira, quase encostada à margem, e cortou uma verdasca dum dos salgueiros.

Download PDF sample

Terra do Pecado by José Saramago


by Kevin
4.0

Rated 4.34 of 5 – based on 10 votes